E a alteração de uma fase do ciclo da resposta sexual, que é dividida em excitação, desejo e orgasmo e /ou dor durante atividade sexual. As disfunções mais comuns são:

• Falta de desejo sexual.
  • Anorgasmia (mulheres que não consegue chegar ao orgasmo).
  • Disorgasmia (mulheres com dificuldades em alcançar o orgasmo).
  • Dispareunia (dor na relação sexual, pode ser antes ou durante o ato).
  • Vaginismo (contração involuntária da musculatura do terço externo da vagina que interfere na penetração).
  • Vuvaldínia (desconforto na região da vulva).

A boa noticia é que existe tratamento. A fisioterapia que trabalha com o assoalho pélvico, utiliza recurso manuais, eletroestimulação, biofeedback, dilatadores vaginais, exercícios, relaxamento, dessensibilização e liberação miofacial com o objetivo de aliviar as dores, relaxar  a musculatura e conscientizar o paciente que existe a musculatura de assoalho pélvico.

A vivência sexual deve ser gratificante, compensatória e prazerosa. Esse tratamento requer paciência tanto do fisioterapeuta quanto do paciente.

Disfunção Sexual Feminina

E a alteração de uma fase do ciclo da resposta sexual, que é dividida em excitação, desejo e orgasmo e /ou dor durante atividade sexual. As disfunção mais comuns são:

Desejo Sexual Hipoativo – Quando  há diminuição ou ausência total de desejo de ter atividade sexual. A mulher com este problema não tem vontade de ter relação sexual, em nenhum estágio.

Pode estar relacionado com:

• Idade
  • Auto-estima
  • Estímulo sexual
  • Depressão
  • Estilo de vida
  • Medicação

Anorgasmia – Mulheres que não conseguem chegar ao orgasmo. Pode haver um atraso ou ausência recorrente e persistente do orgasmo, mesmo após o estímulo adequado.

Pode ser:

• Primária: quando a mulher nunca teve um orgasmo.
  • Secundária: é a perda de ter a capacidade de chegar ao orgasmo.

As causas podem estar relacionadas a ansiedade, transtorno hormonais, uso de determinado medicamento, conflito relacionais, doenças crônicas, dor pélvica.

Disorgasmia –   Mulheres com  dificuldades em alcança o orgasmo.

As causas podem ser: alcoolismo, dor cirurgia pélvica, depressão.

Dispareunia – Dor na  relação sexual, podendo ser antes ou durante o ato.

Pode estar associado a problemas ginecológicos como infecções. Pode estar também relacionada com a falta de lubrificação ou excitação antes do coito.

Vaginismo – É  uma disfunção sexual feminina, que pode ser definida como a contração involuntária da musculatura do terço externo da vagina, que interfere na penetração.

A mulher não é responsável por essa contração da musculatura do assoalho pélvico, apesar de desejar o ato.

Pode ser classificada como:

• Primária:  a mulher sempre manifestou a dificuldade de ser penetrada, desde a iniciação sexual. Também não consegue fazer exame ginecológico ou utilizar absorvente interno.
  • Secundária: a mulher já teve relação sexual normal, por algum motivo não consegue ter mais relação com penetração.

Causas:

• Educacional
  • Religioso
  • Dispareunia
  • Trauma sexual anterior (abuso, ou moléstia)
  • Ansiedade e estresse

O tratamento é feito por uma equipe multiprofissional composta de Ginecologista, psicólogo, psiquiatra, sexólogo e fisioterapia.

Vuvaldínia – Desconforto na região da vulva (genitália externa, entre os pequenos lábios), sem que aja problemas ginecológicos como vermelhidão ou infecção.