Fisioterapia Curitiba

Para as pessoas com dores na coluna, independentemente da causa, a Reeducação Postural Global (RPG) pode ser a solução. Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, 92% dos pacientes que procuraram o tratamento no primeiro semestre deste ano apresentaram melhoras. A técnica visa realinhar a postura e pode ser utilizada por pacientes que tenham problemas ortopédicos, neurológicos, reumatológicos e respiratórios.

O realinhamento da coluna pode ser feito com até nove posturas diferentes, nas quais o paciente fica por 20 minutos. Cada sessão dura, em média, uma hora e raramente as pessoas fazem todas as posturas existentes. Segundo o presidente da Socie­da­­­­de Brasileira de RPG, Oldack Borges de Barros, o tratamento lida com todo o corpo. “Cada ser humano reage de maneira diferente e as causas dos problemas podem estar distantes dos sintomas. Não tratamos partes isoladas, mas o corpo como um todo.’’

Mochilas pesadas

Crianças que possuam problemas nas costas, normalmente por se sentarem de maneira errada ou por carregarem mochilas pesadas, também podem fazer o tratamento de RPG. Borges de Barros diz que as crianças podem ter contato com a técnica após os 7 anos. A fisioterapeuta Lucimara Francisconi Oliveira, do Hospital Albert Einstein, afirma que crianças agitadas têm dificuldades de se adequarem ao RPG. “Precisa da colaboração delas. A gente pede muitas coisas, e manter a postura não é fácil. O alongamento pode incomodar.’’ Se a criança sentir muita dor, assim como os adultos, são feitos intervalos nas posturas. “Se (o paciente) não resiste à posição, tem que adaptar’’, diz Barros.

Fonte: Gazeta do Povo

Write a comment:

Your email address will not be published.

2019 © Copyright - Urofisio Curitiba

Desenvolvido por Mango