Incontinência urinária, tratamento, Curitiba

Fisioterapia pélvica ajuda a prevenir e a reduzir a perda involuntária de urina, que atinge principalmente as mulheres.

Poucos exercícios feitos por alguns minutos – em casa, no carro, no trabalho ou na academia – ajudam a prevenir e a reduzir os eventos de incontinência urinária, que atinge uma em três mulheres brasileiras. O distúrbio é causado pelo enfraquecimento da musculatura pélvica – que fica entre o púbis e o cóccix –, provocado pelo envelhecimento da musculatura após a menopausa, pela obesidade, por partos feitos sem o preparo devido dos músculos e pela prática de esportes de alto impacto. “Basquete, vôlei, ginástica olímpica, saltos, corridas, cama elástica e tênis praticados em alto nível botam muita pressão em cima dos órgãos pélvicos e predispõem à incontinência”, diz Maura Seleme, coordenadora do curso de Fisiote­rapia Pélvica da Faculdade Inspirar e presidente da Associação Brasileira de Ajuda e Formação sobre Inconti­nência Urinária (Abafi). Entre os homens, a cirurgia para retirada do câncer de próstata também pode levar ao distúrbio.

A perda de urina pode ser por esforço (ao tossir, espirrar ou saltar); por urgência (quando há o desejo súbito de ir ao banheiro e se vai a ele mais de nove vezes por dia, para um indivíduo que bebe até 2 litros de água diários) ou pode ter causa mista, que associa ambos os tipos.

Idosos isolados

Distúrbio atinge metade dos idosos, neles a fraqueza muscular favorece a queda dos órgãos e a perda de urina. “Para eles a incontinência acaba sendo a primeira causa de isolamento, o que os tira do meio social e os leva para o institucional, pois quando começam a haver gastos com fraldas e limpezas constantes de roupas de cama, eles passam a se isolar”, diz Maura, assinalando que em muitos casos a urgência para urinar pode levar o idoso a sofrer quedas ao levantar-se abruptamente, fraturando assim o colo de fêmur, coluna, mão e braço.

Outras dicas

Além dos exercícios diários, para evitar a incontinência é importante beber água, que previne infecções urinárias e favorece a continência; evitar ficar sentado o dia todo (e se ficar, exercitar a musculatura), caminhar três vezes por semana e em boa postura por 30 minutos; buscar os partos mais naturais, preparando-se com ginásticas e relaxamentos; e não engordar.

Exercite-se

Veja como fortalecer a musculatura pélvica:

1. Identifique o períneo: é a musculatura que contrai quando você prende o xixi ao urinar

2. Sente-se em uma cadeira dura

3. Incline-se para frente, apoian­do os antebraços nos joelhos

4. Afaste as coxas e pés

5. Faça 5 séries de 10 contrações perineais bem fortes de 5 segundos e relaxe 5 segundos

6. Faça 5 séries de 10 contrações de 1 segundo e relaxe 1 segundo

7. Faça uma série de 10 contrações leves de 15 segundos e relaxe 15 segundos

 

Fonte: Gazeta do Povo

http://www.gazetadopovo.com.br/viverbem/saude-bem-estar/conteudo.phtml?id=1372602&tit=Movimentos-contra-a-incontinencia

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2019 © Copyright - Urofisio Curitiba

Desenvolvido por Mango